Relatório instalação “vida intima”
No âmbito da disciplina de Oficina de artes foi-nos proposto a realização de uma exposição/instalação, na qual deviamos apelar aos sentidos. Nisto, escolhemos o tema “Vida Íntima” significando uma especie de “sociedade” por detrás das paredes em que se vão desprendendo e desvendando aos poucos.
Desde o início da preparação, trabalhamos todos em equipa distribuindo assim tarefas para uma melhor facilidade de adiantar trabalho. Unidos, criamos um bom ambiente o que levou a um bom produto final do qual nos orgulhamos vivamente.
Para uma nova instalação teremos mais em conta a divulgação da mesma, pois as gráficas contactadas para um possível financiamento demoraram a responder, fazendo com que nos desenrascassemos com um curto prazo para a divulgação.
Após termos analizado detalhadamente o espaço e estudado a melhor forma para a montagem da instalação, esta foi prática e sem dificuldades.
Tal como estava previsto, o projeto teria de ser inaugurado no passado 29 mas tendo em conta a nossa dedicação e trabalho ardo, concluísse a 26 de maio.
O trabalho final continha figuras em gesso e elementos do corpo humano embotidos, uns mais que os outros, na parede para corresponder ao conceito na perfeição. Como o objetivo era suscitar os sentidos, decidimos utilizar então elementos naturais como a fruta, no caso tangerina, para cheiro, paladar, tato e visão. Para mais, também se meteu terra, que embora apela a todos os sentidos acentua o tato, tando esta em cima de uma das mãos, o que faz ao espetador ( público ) a sensação de estar tocar nela. Colocamos também um pé de feijão, com intuito de alguma evolução num monte de terra que se encontrava numa das caixas de cartão que serviam para suportar os objetos de realce e mesmo a tangerina.
Perante este projeto, a maior dificuldade foi mesmo a escolha do local ideal, a nível de espaço, luz, cor e localização, porque analisamos vários locais até encontramos o que melhor se adequava ao projeto.
Concluindo, podemos afirmar que foi uma boa experiência, de sucesso por parte do grupo na qual obtivemos um bom feedback.
Para breve, contamos expor num Centro Cultural, mais propriamente o de Vila Franca, mas ainda com acertos de data
Sem comentários:
Enviar um comentário