http://en.wikipedia.org/wiki/Martin_Parr
Martin Parr (nascido em 23 de maio de 1952) é um fotógrafo documentarista britânico, coletor de fotojornalista e photobook. Ele é conhecido por seus projetos fotográficos que tomam um olhar crítico sobre os aspectos da vida moderna, na vida provincial e suburbanas em particular na Inglaterra. Ele é membro da Magnum Photos.
Nascido em Epsom, Surrey, Parr queria se tornar um fotógrafo documental da idade de 14, e cita seu avô, um fotógrafo amador, como uma influência precoce. De 1970 a 1973, estudou fotografia na Manchester Polytechnic. Ele se casou com Susan Mitchell em 1980, e eles têm uma filha, Ellen Parr (nascido em 1986).
Parr começou a trabalhar como fotógrafo profissional e foi posteriormente ensinado fotografia de forma intermitente a partir de meados dos anos 1970. Ele foi reconhecido por sua fotografia em preto-e-branco, no norte da Inglaterra, o mau tempo (1982) e Um Dia de Feira (1984), mas trocou a fotografia a cores em 1984. O trabalho resultante, Last Resort: Photographs of New Brighton, foi publicado em 1986. Desde 1994, Parr tem sido um membro da Magnum Photos. Ele teve quase 50 livros publicados e apresentados em cerca de 80 exposições no mundo todo -. Incluindo uma exposição no Barbican Arts Centre, Londres. Em 2007, sua exposição retrospectiva foi selecionado para ser o principal show do Mês da Fotografia da Ásia, em Cingapura. Em 2008, foi feito um Doutor Honorário de Artes da Manchester Metropolitan University (MMU) em reconhecimento por sua contribuição permanente para a fotografia e para a Escola de MMU do art.
Fila para a Exposição Mundial de Parr, Jeu de Paume, Paris, 2009.
Abordagem Parr à fotografia documental é íntimo, antropológica e satírico. As lentes macro, anel de flash, alta saturação de filmes a cores, e desde que se tornou mais fácil para trabalhar em formato, fotografia digital, tudo lhe permitem colocar seus súditos "sob o microscópio" em seu próprio ambiente, dando-lhes espaço para expor suas vidas e valores de formas que muitas vezes envolvem humor involuntário. Por exemplo, para criar seu livro Sinais dos Tempos: Um Retrato de Sabores da nação. (1992), Parr entrou casas das pessoas comuns e tiraram fotos dos aspectos mundanos da vida de seus anfitriões, combinando as imagens com citações de seus súditos para levar os espectadores desconfortavelmente perto deles. O resultado da técnica de Parr foi dito para deixar os espectadores com ambíguas reações emocionais, sem saber se devia rir ou chorar.
Além de ser um fotógrafo, Parr é um colecionador interessado de postais, fotografias e vários outros itens da cultura vernacular e popular, e muitas de suas coleções têm sido usados como base para publicações. Desde 1970, Parr tem recolhido e divulgado os cartões postais extravagantes feitas entre as décadas de 1950 e 1970 por John Hinde e sua equipe de fotógrafos. As imagens feitas por Hinde e sua equipe são uma influência fundamental sobre fotografia a cores Parr.
Como um admirador deste meio, ele publicou vários photobooks, bem como um trabalho sobre photobooks. O Photobook: A History (em dois volumes) abrange mais de 1.000 exemplos de photobooks do século 19 até os dias atuais. A obra foi uma colaboração com o crítico Gerry Badger, que levou oito anos para ser concluído.
Primeiro contato Parr com o meio do filme foi a sua colaboração com Nick Barker from 1990-1992, tirar fotos para acompanhar Sinais Barker filme dos Tempos. Em 1997, Parr começou a produzir seus próprios documentários para a televisão com o filme Mosaic.
Ele era cinegrafista no filme, é bom Up Norte com Fellows comediante Graham como seu personagem John Shuttleworth. O filme é um documentário filmado em quadrinhos durante vários anos em Shetland e foi lançado em 2006.
Ele era cinegrafista no filme, é bom Up Norte com Fellows comediante Graham como seu personagem John Shuttleworth. O filme é um documentário filmado em quadrinhos durante vários anos em Shetland e foi lançado em 2006.
Sem comentários:
Enviar um comentário